Esse ano não resistir essa bonequinha Russa mais fofa e coloridinha, adoro essas coisa. Me deu um pouco de trabalho para encontrá-la, como vou muito na 25 de Março pensei lá eu encontro, mais não tinha. Voltei para casa pensando na boneca, rsrsrs.
Entrei em vários site mais não consegui comprar.

Um dia fui para São Paulo, e pensei hoje não vou na 25 vou na Liberdade, quando vi um monte delas por lá, fiz um escândalo minha filinha até ficou com vergonha de mim, rsrsrs.
Logo comprei a minha e voltei para casa feliz da vida.
Adoro essa bonecas!
Significado delas...

A primeira Matryoshka foi pintada por Maliutin para ser exposta na feira internacional de Paris, em 1900 – onde ganhou medalha de ouro por sua originalidade –, hoje ela se encontra no Museu do Brinquedo?, em Serguiev Posad. Matryoshka é o suvenir russo mais típico, são bonequinhas típicas que se repetem em escala decrescente de tamanho. Atualmente, existem vários centros onde se produzem Matryoshkas, os mais conhecidos se encontram em Serguiev Posad, Semenov, Maidana e Viatka.

A matryoshka, assim como a vódca, é um ícone nacional da Rússia. Também a porcelana Lomonosov, o bliny com caviar, o longo inverno gelado e as primeiras girafas do país são referências russas...

Por mais de um século as Matryoshkas vêm sendo cultuadas como um símbolo da Rússia e um item de colecionismo.

Surgidas em 1890, quando instituiu-se a produção de brinquedos educativos e folclóricos, dentre eles as bonecas, as primeiras Matryoshkas reproduziam as camponesas da ex-União Soviética com trajes coloridos, aventais e instrumentos de trabalho.

Feitas em grupos de oito bonecas que se abrem, revelando outra série delas, representam a figura da família: a tradução literal de Matryoshka é “mãezinha” (mar = mater e oshka = diminutivo).

Além das típicas camponesas, há as que retratam personagens de contos de fadas, ícones da igreja ortodoxa russa e personalidades políticas e históricas.



1 Response
  1. hum adoro essas bonequinhas..
    tenho so uma.. nao acho mais pra comprar..